domingo, 16 de janeiro de 2011

Estado de calamidade


Repórter: O que vocês vão fazer agora?
Morador: Começar do zero.

É isso que se escuta com as chuvas no RJ e com o que ela causou.
Aí eu me pergunto como reconstruir uma vida?
Sem o seu lar, onde tinham tantas lembranças e que agora ficaram só na
memória.
Com a dor da perda de familiares, com a esperança despedaçada, eles são obrigados a deixar sua vida para lá, como se tudo isso foi fácil.
A população receberá dinheiro do governo, para reconstruir suas vidas, mas esse dinheiro paga tudo o que se passou?

Pensar que esse desastre poderia ser evitado, todas essas mortes, pois não era para ser assim, a natureza estava fazendo somente seu caminho natural, a culpa pode ser de todos, menos da natureza, outros países também tem chuvas como essas, casas são destruídas, mas o contrario daqui que já são contabilizados mais de 600 mortos nos outros países, as mortes não chegam a 100 e por quê? Pois eles são avisados antecipadamente a deixarem suas casas antes que seja tarde demais.
Porém agora não é hora de pensarmos em causas, é hora de pensarmos em soluções.
Tanta família sem lar, tantas crianças sem pais, tanta casa que está correndo risco de ser destruída a qualquer momento.

Vi hoje (17/1) no Fantástico, em uma reportagem especial que eles fizeram sobre as chuvas (ótima reportagem e que mostrou muito a solidariedade do povo brasileiro nesse momento) que muita casa está sim correndo risco de desabar a qualquer momento, mas o problema é que muitas pessoas, não querem sair de suas casas, mesmo correndo risco de vida, todavia isso não deveria nem ser discutido, pois a questão aqui é a VIDA das pessoas.
Depois que a casa cair, não vai adiantar querer juntar os restos, não querem sair agora, mas depois choram a perda de familiares, entendo que não tem onde morar, que nosso lar é tão importante, pois construímos nossas vidas, só nela nos sentimos a vontade, mas o que temos que priorizar nesse momento é a nossa vida.
Casa por mais difícil que seja, construiremos de novo, Deus leva, mas Ele traz, com certeza traz, mas a vida é só essa e temos que valorizá-la ao máximo.


Vai ser gasto muito dinheiro para reconstruir o que foi destruído, mas ai vem à pergunta, eles vão reconstruir lá mesmo para ter outro desastre como esse, e no fim acontecer tudo de novo?
Segundo meteorologistas, essas chuvas estão no seu nível normal para a época, ou seja, o problema está em apropriar lugares na qual não tem condições de moradia.

Desapropriações são sim demoradas, montantes de dinheiros são gastos, porém quanto antes começarem, melhor, outra solução seria criarem formas mais organizadas de avisarem antecipadamente população sobre chuvas como essa.
Mas em cenas como essas, não é só tragédia, muitos milagres são vistos, como o resgate de muita gente que não tinha mais esperança nenhuma de sair dessa ou a esprança era tanta que não deixaram sua vida ir embora, sem antes lutar
por ela.
Acredito que os moradores se sentem totalmente agradecidos pela ajuda dos bombeiros que sempre estão procurando os corpos e ajudando no que podem.
A tristeza da tragédia desses dias tão difíceis, se junta a alegria das pessoas que conseguiram sair bem desse desastre.

Que Deus abençoe essas famílias.
E que tenham discernimento para poder resolver esse problema que já matou tanta gente e já foi considerado o pior desastre de efeitos climáticos que já teve na historia do Brasil.

Podemos ajudar com doações seja ela qual for: alimentos, água, produtos de higiene pessoal, enfim, esses poderem ser levados até os seguintes endereços dos postos em SP:

Cruz Vermelha
Avenida Moreira Guimarães 699
Indianópolis – São Paulo
CEP: 04.074-031
Telefone: (11) 5056-8666
E-mail: cvb@cvbsp.org.br

Defesa Civil
Rua Afonso Pena 130
Bom Retiro – São Paulo

Palácio dos Bandeirantes
Avenida Morumbi 4.500 – 2º andar
Telefones: (11) 2193-8303 / 2193-8305

Se você não é de São Paulo, entre no site do Fantástico
, lá tem os postos de arrecadação.

9 comentários:

  1. Amei a materia. E também, o fundo do seu blog. Você tem o link dele? Queria por no twitter, beijos

    ResponderExcluir
  2. Amei a materia² , fico muito bem escrito amor,e a natureza nada tem com isso como você mesmo cito, mas a é hora de soluções e solidariedade ^^

    bora ajudar galera...


    Blogo show amor

    bjo sz

    ResponderExcluir
  3. É triste falar desse assunto e saber que tudo ai escrito é verdade.
    Milla, você sempre profunda e ao mesmo tempo realista com as palavras.

    Parabéns !!!

    Beijos Dan

    ResponderExcluir
  4. É triste falar desse assunto e saber que tudo ai escrito é verdade.
    Milla, você sempre profunda e ao mesmo tempo realista com as palavras.

    Parabéns !!!

    Beijos Dan

    ResponderExcluir
  5. "A solidariedade do povo brasileiro". Fico indignado como qualquer outra pessoa com a situação dos moradores do RJ, mas não notei todo esse alarde da MÍDIA sobre Franco da Rocha que passaram pela mesma situação, numa proporção bem menor é verdade, mas será que porque houve menos mortos devem receber menos atenção? O Estado do Rio de Janeiro está entre os três Estados do país que mais arrecadam receitas com impostos, turismo e etc. E onde está todo esse dinheiro?
    Ultimamente o Governo Federal tem adotado uma política de AMA DE LEITE do RJ, aplicando dinheiro público de todos os Estados através da UNIÃO para a segurança (Caso do Morro do Alemão), para o Pan-Americano, e agora para as Olimpíadas e a Copa do Mundo, desculpe-me se aparento uma demasiada frieza com os fluminenses, mas será que dariam tanta atenção a outros estados “menos famosos” ou “menos MARAVILHOSOS”? Não sou bairrista, mas o MEU DINHEIRO já está ajudando o RJ há muito tempo e não serei hipócrita de me sentir obrigado a ajudá-los ainda mais por causa de apelos dos “artistas”.
    Ao invés de me pedirem mais e mais dinheiro eles deveriam perder todo esse tempo dedicado a apelos para nós “Os brasileiros solidários” para cobrar os safados dos políticos que enfiam nosso dinheiro no próprio bolso. A minha obrigação é pagar impostos, a obrigação dos políticos é aplicar esses impostos a favor da população. Eu estou fazendo a minha parte...

    Bento.

    www.bentoxiii.blogspot.com

    -

    ResponderExcluir
  6. Boom bento, você está certíssimo sim, mas ai que tá eles não fazem nada com o dinheiro que a gente dá com todos os impostos, se eles não fazem, vamos ficar de braços cruzados esperando eles fazerem?
    Estive pensando bastante no que você disse,e não sei realmente qual é o certo:
    Ficar sem fazer nada e esperar atitude deles ou ajudar justamente porque eles não fazem o que é de cargo deles, pq se de um lado a gente faz, estamos dando folga para eles, não fazerem nada mesmo, mas por outro, imagina sem toda a ajuda que o Brasil deu para esses desabrigados, o que seria?
    Se formos pensar em fazer certo, temos que repensar todas as nossas atitudes, pois eles não usam nosso dinheiro com coisas úteis, justamente porque ninguém reclama de nada.

    ResponderExcluir
  7. BRAÇOS CRUZADOS NÃO! É muito mais fácil tirar uns trocados do bolso do que ter que sair de casa e passar horas nas ruas protestando... É jogar a sujeira para debaixo do tapete.
    BRAÇOS CRUZADOS é mandar arroz pro RJ.

    ResponderExcluir
  8. ta, entendo seu ponto de vista
    mas protesto é que deveriamos fazer, mas alguem faz?

    e nao sei se protesto ajuda quando tudo já ta um caos, pode estar enganada..


    ResponderExcluir
  9. é, você está enganada!
    Se alguém faz protestos?
    Sim, há protestos. Basta procurar.

    Se dá certo, está aí o caso do Egito para responder...

    ResponderExcluir

E você, o que acha?