segunda-feira, 27 de setembro de 2010

As areias do Tempo - Sidney Sheldon



Livro de fácil leitura, mas que em minha opinião, não é o melhor livro dele.
O livro, aborda muito a vida das freiras e o porque de terem escolhido essa vida, ele passa a imagem de que é sempre por estar fugindo de alguma coisa, acaba ficando um jeito apelativo, por mostrar direto a falta que elas tem em sexo =p, lógico que ele escreveu para se encaixar na ficção.
Eu sempre tive curiosidade para saber os motivos que levam elas a vida religiosa, pois acho linda a fé que algumas pessoas têm, aquela fé inatingível *-*
Outro assunto também que ele aborda muito é sobre o povo basco, que para ser sincera eu era TOTALMENTE ignorante no assunto, mas fiquei curiosa...
As histórias entre si são boas, mas achei meio previsível.

“A principal característica da questão basca é que os bascos lutam para manter sua identidade como povo, sua língua, cultura e modo de vida. Ao invés de serem incorporados e suplantados por outra cultura, como a maioria dos povos que habitaram a Península Ibérica e a Europa. Outro ponto interessante é o apoio que a luta armada do grupo guerrilheiro ETA (Euzkadi Ta Askatana, que em vasconço significa “Pátria Basca e Liberdade”) tem da população basca. Ou, pelo menos tinha.”.

Fonte: Infoescola

"Euzkadi Ta Askatana (ETA) significa na língua basca Pátria Basca e Liberdade. Essa organização nasceu como um movimento socialista fundado em 1959 a partir da atividade de vários grupos culturais e políticos que atuavam na sociedade.
O desenvolvimento de uma política socialista e ao mesmo tempo nacionalista esteve vinculada a história mais recente do povo basco: durante a Guerra Civil Espanhola (1936-39) a maioria da população basca apoiou os republicanos, aliados naquele momento aos socialistas e anarquistas, provocando violentas represálias por parte dos fascistas, sendo que o episódio mais conhecido foi o bombardeio da cidade basca de Guernica no dia 26 de abril de 1937, quando a aviação da Alemanha nazista lançou bombas incendiárias, matando mais de 1000 pessoas. A ditadura fascista do general Franco reprimiu com grande violência todos os movimentos nacionalistas. No País Basco, o vasconço foi proibido assim como qualquer manifestação política ou cultural dos bascos. O Estatuto de Autonomia que havia sido aprovado pelas Cortes em 1936 foi suprimido. A repressão sobre os bascos contribuiu de decisivamente para o radicalismo no interior da ETA e na segunda metade dos anos 60 a organização passou a luta armada, tendo como alvo os membros do aparato de repressão. Sua ação mais espetacular foi o atentado que matou o Primeiro Ministro, Almirante Luiz Carrero Blanco, provável sucessor de Franco, em 1973. Durante a ditadura certos assassinatos políticos tiveram grande apoio popular. "


Fonte: História da net

5 comentários:

  1. Não curto tanto sidney sheldon,mas li o reverso da medalha e achei legauzinho...

    e vc ta bem ?

    http://universovonserran.blogspot.com

    abração

    ResponderExcluir
  2. Hm, não gosto do Sidney Sheldon...
    Também não sabia nada sobre o povo basco, achei isso interessante...

    ResponderExcluir
  3. Não li esse livro.

    Não conheco mt esse autor... Acho que eu não iria curtir.


    Mas adorei seu blog.

    Bjx

    ResponderExcluir
  4. aah eu adoro sidney sheldon, não deve um livro que le deli que não me fscinou
    seguindo
    beijo

    ResponderExcluir
  5. Poxa, nem o conhecia. Mas deve ser muito bom. Parabéns pelo blog.

    Se puder comentar no meu:
    http://entendaque.blogspot.com

    ResponderExcluir

E você, o que acha?